Exame de Histopatologia
Exames
A histopatologia é o exame microscópico de tecidos biológicos...
O que é exame histopatológico (biópsia)?
É a remoção cirúrgica de uma amostra representativa de tecido de uma lesão suspeita. Esta amostra então é processada e examinada sob o microscópio.
Os tipos de biópsia podem ser:
• Biópsia por “punch”: Um fragmento pequeno e circular de tecido é removido utilizando material próprio para este fim.
• Biópsia incisional: Uma pequena amostra é removida da neoplasia ou massa.
• Biópsia excisional: Toda a massa é excisada é removida e enviada para análise.
Em alguns casos, é realizada a biópsia de somente uma amostra da massa pois a retirada total da neoplasia é impossível. Já em outros casos, uma pequena amostragem pode ser útil para, a partir de seu resultado, decidir a abordagem cirúrgica ou determinar se serão necessários outros tratamentos concomitantes e assim melhorar as chances prognósticas.
Cuidados com a biópsia:
- O material obtido para o exame histopatológico deve ser colocado em solução de formol 10%, o mais brevemente possível.
- O volume de formol deve ser pelo menos dez vezes o volume da amostra.
- Em casos de amostras que apresentam cápsula ou que sejam sólidas ao tato, sugere-se realizar cortes em sua superfície, o que facilita a penetração pelo formol.
- As amostras devem ser colocadas em recipientes cujo diâmetro de abertura (boca) seja maior que o diâmetro do fragmento.
- Os recipientes devem ser corretamente identificados com o nome do animal, do tutor e remetente e a ficha de requisição de exames deve ser preenchida o mais completo possível.
- Informações como histórico, tempo de evolução, localização da lesão e outras são de suma importância para o médico veterinário patologista.